23 abril 2014

Vamos Lembrar: Dia Mundial do Livro

No dia 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

A data tem como objetivo reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo.

No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.

A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.

O dia 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.
Fonte: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-livro/

 
Esta imagem da DGLAB alusiva ao Dia mundial do Livro é da autoria da Lupa Design (Danuta Wojciechowska e Joana Paz).

Procura e informa-te e liga-te ao mundo maravilhoso dos Livros em:


Noticias pelo Mundo sobre as comemorações do Dia Mundial do Livro 2014:

Mafalda, a contestatária personagem de banda desenhada criada pelo argentino Quino há 50 anos, será o estandarte das celebrações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor da UNESCO, a 23 de abril, indicou esta quarta-feira a organização. 

A agência especializada da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) organizará, para assinalar a data, uma exposição sobre "a célebre menina pacifista e contestatária" na sua sede, em Paris, lê-se no comunicado. 

Também no mesmo dia se iniciará o mandato da cidade nigeriana de Port Harcourt como Capital Mundial do Livro por um ano, título que lhe foi atribuído pela UNESCO, a União Internacional de Editores e pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/mafalda-sera-estandarte-de-celebracoes-do-dia-mundial-do-livro




                           E o que vai acontecer em Albufeira?