06 junho 2014

Lançamento de Livro de Jorge Serafim na Biblioteca Municipal de Albufeira

Na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira


Dia 6 de Junho pelas 18 horas



Noticia 
In: http://www.correioalentejo.com/

Jorge Serafim edita novo livro para crianças

"Pai, tenho tanta sede que a minha boca parece um deserto” – Foi esta frase da filha durante uma viagem a Cabo Verde que inspirou o novo livro infantil de Jorge Serafim.

A obra intitula-se A minha boca parece um deserto e tem por base um dos grandes problemas dos países africanos: a escassez de água doce.

“É um livro de esperança, que trata do tema da água de uma forma diferente”, descreve o autor.
“Fiquei muito sensibilizado com a frase [da minha filha] e pensei em escrever uma história” que ganhou “vida própria”, retratando a luta pela sobrevivência de muitas pessoas que nem sempre tem um copo de água potável para beber ou um pouco de pão para comer”, acrescenta.

Jorge Serafim lembra que em Cabo Verde “é com muita perseverança que as pessoas vivem e sobrevivem e fazem das tripas coração para vencer cada dia”. 


Uma realidade retratada a partir da frase dita por uma criança de cinco anos, mas que de forma genérica consegue representar “o que é a vida de muitas pessoas” naquele arquipélago.

A minha boca parece um deserto é o quinto livro de Serafim – que contou de novo com ilustrações de José Guerreiro – e demarca-se das outras obras do autor por ter, segundo o próprio, uma “escrita poética, aparentemente dirigida mais para miúdos mais velhos e adultos”, com uma mensagem de esperança “que pode ser adaptada a outros problemas dos nossos dias”.