05 junho 2014

Vamos Lembrar: Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de Junho. É um evento anual que tem como objectivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.

A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.

O dia 5 de Junho foi escolhido para festejar a data pois marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.

Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) é o principal veículo das Nações Unidas dedicado a estimular ação e conscientização global em prol do meio ambiente. 
A data tem crescido e se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países. 
Também serve como o “dia das pessoas” para tomar uma atitude pelo meio ambiente, estimulando ações individuais ou coletivas que causem um impacto positivo no planeta.

Em apoio à designação pela ONU de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano usará o mesmo tema, com um foco especial na questão da mudança do clima.

O nosso objetivo é levar o tema à boca do povo, antecipando a Terceira Conferencia Internacional sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, que será realizada em setembro em Samoa, e estimular um maior entendimento da importância dessas ilhas e da urgência de protegê-las, tendo em vista seus riscos e vulnerabilidades, particularmente em relação à mudança do clima. Acreditamos que o DMMA será uma excelente oportunidade para incentivar solidariedade pelas ilhas.

"O Planeta Terra é a ilha compartilhada por todos nós. Devemos nos unir para protegê-la."- Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o lançamento do Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento


FONTES: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-ambiente/
http://www.unep.org/portuguese/wed/about/


COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE EM ALBUFEIRA

Albufeira comemora Dia Mundial do Ambiente com programa diversificado, dia 5 de junho, no Auditório Municipal. O evento tem por objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o planeta.

Em Albufeira o Auditório Municipal acolhe a iniciativa, prevendo-se a participação de centenas de crianças, professores, educadores e utentes dos Lares e Centros de Dia do Concelho.

O Município de Albufeira vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente com um programa que, à semelhança de anos anteriores, conta com uma Mostra de Atividades de Educação Ambiental realizada pelas várias Escolas, Lares e Centros de Dia do Concelho, bem como população em geral.

A Iniciativa vai decorrer no Auditório Municipal. A partir das 9h já é possível visitar a exposição de trabalhos, assistir a peças de teatro, canções, músicas e vídeos alusivos à temática ambiental, com destaque para a Floresta e os Incêndios e a Energia e as Alterações Climáticas.

O evento vai contar ainda com a entrega de prémios aos vencedores dos projetos/concursos desenvolvidos pelo Município em parceria com as seguintes entidades: Ecoambiente, Agência Portuguesa de Ambiente| Administração da Região Hidrográfica, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares| Direção de Serviços da Região do Algarve, Centro de Saúde de Albufeira, Autoridade Marítima, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, Gabinete Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Albufeira e Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve.


FONTE: http://www.cm-albufeira.pt/portal_autarquico/albufeira/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/ni139-2014.htm