04 julho 2014

Foi Assim o Atelier «O Detetive de Livros - Biblioteca Municipal de Albufeira - Verão 2014

No dia 1 Julho de 2014 começou o Programa de Férias de Verão da Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira com o Atelier «O Detetive de Livros» que teve a duração de dois dias.

Na atividade participaram 11 crianças com idades entre os 6 e os 11 anos.

O primeiro dia começou com um pequeno jogo para verdadeiros "Detetives dos Livros", cada um recebeu uma folha com algumas questões sobre o funcionamento e regras da Biblioteca e percorrendo os vários espaços tinham de descobrir as respostas.

De seguida, foi apresentada uma pequena apresentação em PowerPoint para verificar as respostas certas para as perguntas do jogo dos "detetives".

Foram apresentadas ainda algumas Imagens de "Pinturas que incentivam a Leitura" realizadas em paredes e muros de várias bibliotecas espalhadas pelo mundo.

Depois, chegou o momento neste primeiro dia de atividade de começar a realizar um trabalho manual, que foi um Bloco de Notas em formato de um "Sapinho".


O segundo dia começou dedicado às histórias

Primeiro, o grupo realizou um exercício de imaginação, foram apresentadas imagens de um conto infantil ilustrado mas sem texto, e cada um sugeriu uma história para aquelas imagens.

«O Mistério do Velho Casarão»


E ainda foi apresentada a história: «O Rei que era Dono do Mundo»



Também foram apresentadas algumas "Curiosidades", nomeadamente a Biblioteca mais pequena do mundo, instalada em uma cabine telefónica, em Inglaterra e também em Portugal. 

E de seguida, o grupo dedicou-se aos trabalhos manuais para terminar o "Sapo - Bloco de Notas"

Aqui ficam as fotos de alguns dos trabalho realizados:

 




Obrigados Amigos e Amigas que participaram no Atelier «O Detetive de Livros»