17 maio 2021

Sugestão de Leitura: "Contar Histórias com a Avó ao Colo"

 Amigos e Amigas,

Ainda para celebrar o Dia Internacional da Língua Portuguesa

Aqui fica uma Sugestão de Leitura 

de um Livro editado para comemorar esta data:

"Contar Histórias com a Avó ao Colo"




Texto: várias autoras de diferentes países de língua portuguesa

Ilustração: Tânia Clímaco

Coordenação: Teresa Noronha

Edição: Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa

Um conjunto de 16 histórias contadas por oito autoras de diferentes nacionalidades, mas tendo em comum a língua portuguesa. 

Aqui se exploram expressões que se equivalem, mas que são ditas de outro modo em função da origem de quem as profere. É o caso, por exemplo, de “quem canta seu mal espanta” (Portugal) / “Cantar é deitar o coração para longe” (São Tomé e Príncipe).

As autoras são Angelina Neves (Moçambique), Céu Lopes (Timor), Lurdes Breda (Portugal), Maria Celestina Fernandes (Angola), Mariana Ianelli (Brasil), Natacha Magalhães (Cabo Verde), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe) e Kátia Casimiro (Guiné-Bissau). 

Quem ilustrou toda esta diversidade de ambientes foi Tânia Clímaco, professora de Expressão Artística e Educação pela Arte, mas também promotora de ateliers de desenho, pintura e cenografia.

No final do livro, há um pequeno glossário que ajuda a descodificar palavras e expressões de cada país. Saberá o leitor o que é zungar (Angola), tocaia (Brasil), txota (Cabo Verde), ulilé (Guiné-Bissau), milando (Moçambique), peliça (Portugal), mina muê (São Tomé e Príncipe) e lulik (Timor-Leste)? Está lá tudo bem explicado, no capítulo “Trocando por miúdos”.



Contar Histórias com a Avó ao Colo tem como patrocinadores Camões – Centro Cultural Português em Maputo (para a edição em formato digital) e a Rede de Bibliotecas Escolares (para a edição impressa). 

Pode ser adquirido em Lisboa na livraria Snob e ser lido gratuitamente online.

Para ler, acede a:

https://www.paperturn-view.com/?pid=MTY160733&v=1.1


Boas Leituras...



FONTE: https://www.publico.pt/2021/05/15/impar/noticia/escrever-longe-ilustrar-perto-portugues-1962685