18 maio 2021

Vamos lembrar: Dia Internacional dos Museus

Amigos e Amigas,

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio.


A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).


Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus. O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar os espaços museológicos do país.

Temática em 2021:



“O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” é o tema da celebração do Dia Internacional dos Museus, proposto pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM para 2021. 

É um convite a todos os que queiram visitar os museus e descobrir o património dos locais onde vivem.


Vamos Conhecer:

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira




Localizado no núcleo antigo da cidade, o Museu Municipal de Arqueologia está instalado no edifício onde funcionou, até ao final da década de 80, a Câmara Municipal.

Com características da arquitetura urbana do sul de Portugal, o imóvel é constituído por dois pisos sobranceiros ao mar.

O Museu dispõe de áreas de estudo, conservação, restauro e armazenamento de materiais, para além de uma pequena biblioteca temática.


As peças estão intimamente ligadas com a história de Albufeira, desde as suas origens mais remotas até ao século XVII, subdividido em quatro grandes núcleos:

Pré-História

Período Romano

Período Islâmico

Idade Moderna


O acervo principal foi reunido pelo Padre José Manuel Semedo de Azevedo e integra uma vaso neolítico, um conjunto de elementos arquitetónicos e de artefactos da Villa Romana da Retorta, necrópole do Morgado da Lameira e da Antiga Igreja Matriz de Albufeira, assim como alguns elementos encontrados na cidade e cuja origem se desconhece.


O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira integra a Rede Portuguesa de Museus, desde 2003, sendo um museu credenciado conforme o disposto na Lei Quadro dos Museus Portugueses.

Integra a Rede dos Museus do Algarve, desde 2007, tendo sido um dos museus a criar esta estrutura.


Horário

terça-feira a sábado - das 9h30 às 17h30

feriados - das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 

encerra aos domingos e segundas-feiras

Praça da República, n.º 1

Telefone: 289 599 508


Preçário: Bilhete normal: € 1,00


Entrada gratuita:

Dia Internacional dos Museus

Crianças até aos 14 anos

Reformados ou aposentados

Estudantes / Professores

Cartão jovem

Grupos escolares

Membros ICOM

Membros dos Órgãos Autárquicos do Concelho de Albufeira

Funcionários do Município de Albufeira e familiares directos (pais, conjugues e filhos)

Grupos organizados das juntas de freguesia