Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.c. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.
A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava em alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma.
No período do Renascimento, as festas que aconteciam nos dias de carnaval incluiam os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é em grande parte, produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleões, Toronto e Rio de Janeiro inspirariam-se no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.
Curiosidade - O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com excepção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia, que se verificar a partir do equinócio da Primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a Sexta-feira Santa é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.