outubro 04, 2013

Vamos Lembrar: Comemoração da Implantação da República



A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de Outubro, o dia em que foi proclamada a Independência da República, no ano de 1910, em Lisboa.




Até 2012 o Dia da Implantação da República, 5 de outubro, foi feriado. No entanto o 5 de outubro foi um dos feriados eliminados pelo governo em 2012. A partir de 2013 O dia 5 de outubro não é mais feriado.

No dia 5 de Outubro de 1910 deu-se a Implantação da República em Portugal. Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional e que não concordavam que Portugal fosse governado pela monarquia. Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, e destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.

Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em Agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de Agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino nacional e a bandeira (passou de azul e branca para verde e vermelha).



Sem comentários: