outubro 07, 2013

Vamos Lembrar: Dia Nacional dos Castelos

O Dia Nacional dos Castelos comemora-se no dia 7 de Outubro
O dia foi instituído em 1984 com o propósito de promover atividades ao longo do país relativamente aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações e tem como objetivo promover em todo o país, iniciativas que visam a reflexão sobre o património fortificado.

Os castelos são uma importante parte da história e refletem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade, como era a cultura da época, etc.

Neste dia realizam-se várias atividades pedagógicas e lúdicas, desde animações nos castelos ainda existentes, com comidas, vestuário e quotidiano da época até visitas guiadas nos diversos castelos existentes no nosso país.


Em Albufeira
No concelho de Albufeira, na freguesia de Paderne fica o Castelo de Paderne.


Este Castelo é um dos que figuram na Bandeira de Portugal e foi conquistado aos mouros por D. Paio Peres Correia em 1248 e desactivado em 1858.

Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1971.
Apesar dos sucessivos restauros, o seu estado de conservação encontra-se degradado e nos nossos dias apresenta apenas alguns panos de muralha, bem como o torreão de entrada e paredes mestras da sua Ermida.

Nos princípios do séc. XVI, com a transferência da povoação do interior das muralhas para Norte, torna-se claro o seu estado de semi-abandono e mais tarde com o terramoto de 1755 sofre o desmoronamento parcial das muralhas e da torre albarrã.





Sem comentários: