O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.
O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, (FAO) em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
- Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
- Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
- Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
- Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
- Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
O jornal "Expresso" on-line destaca esta data:
O Dia Mundial da Alimentação assinala-se, sob o lema "Pessoas saudáveis dependem de sistemas alimentares saudáveis".
A data é aproveitada para recordar um alerta recente da FAO, a agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura, cujos últimos dados revelam que 842 milhões de pessoas passam fome no mundo. " Uma em cada oito pessoas", destca Hélder Muteia, em entrevista.
A somar a esta realidade, mais dois mil milhões têm deficiências nutritivas e todos os anos morrem 2,5 milhões de crianças com fome, enquanto 1,4 mil milhões de pessoas vivem atualmente com excesso de peso, adianta o mesmo responsável.
Recordando que 98% das pessoas que passam fome estão nos países em desenvolvimento, Muteia explica, no entanto, que a situação dos países desenvolvidos prova que é possível acabar com a fome: "Se há países onde apenas 1 ou 2% passam fome, é possível, com políticas públicas, com maior coordenação internacional, garantir alimentação para os mais vulneráveis".
FONTES: