19 setembro 2014

Vamos Lembrar: Dia Europeu Sem Carros

O Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de Setembro.

O Dia Europeu sem Carros é uma campanha nascida em França em 1998, sendo que em 2000 a União Europeia adoptou-a a nível europeu, e pretende ser um dia para a consciencialização das populações e decisores para as questões da mobilidade e qualidade de vida urbana.
Pelo sucesso da iniciativa a partir de 2002 é lançada a Semana Europeia da Mobilidade.

A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros é celebrado através da promoção de ações de sensibilização.

FONTES: 
http://www.calendarr.com/portugal/dia-europeu-sem-carros/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Europeu_sem_Carros


EM ALBUFEIRA

No Dia Europeu sem Carros a Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes, vem convidar a todos a participarem na caminhada de 6,5 km, segunda-feira dia 22 de setembro, pelas 20:30, com início no parque de estacionamento em frente ao edifício da Câmara Municipal de Albufeira. 

Para participar, basta enviar a sua inscrição para a Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes, para: ambiente@cm-albufeira.pt, ou inscrever-se no próprio dia, no local da prova. 
Traga água, roupa, calçado confortável e uma lanterna. 

De 16 a 22 de setembro comemora-se a Semana da Mobilidade, neste período convidamo-lo a refletir nas alternativas ao uso do carro particular como forma de deslocação para o trabalho. Durante este período sugerimos que opte, por exemplo, por se deslocar a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou ainda que de carro particular que este seja partilhado, contribuindo desta forma para a redução das emissões e para uma melhoria da qualidade do ar que respiramos. 

Participe! 
Venha fazer esta caminhada connosco! Dê o seu contributo para um ambiente mais saudável.