30 abril 2021

Projeto "Nossa Língua - Nosso Chão" - Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021


A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, com a 2.ª edição do projeto "Nossa Língua - Nosso Chão", em parceria com a Chão Nosso, crl e a Andante - Associação Artística, em colaboração com rádios locais do Alentejo e com o apoio da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.


"Nossa Língua, Nosso Chão" é um projeto criado especificamente para assinalar esta data, tendo por objetivo apoiar os esforços de valorização, promoção e difusão da nossa língua junto de diversos públicos, em colaboração com rádios locais do Alentejo e com o apoio da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.


Esta segunda edição tem o Tempo como eixo temático e conta com quatro segmentos sonoros constituídos por leituras de textos de vários autores portugueses - entre os quais Alice Vieira, Cristina Pombinho, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Maria da Conceição Ruivo, Vítor Encarnação - ,  música e depoimentos sobre as questões da Língua, das línguas, também o barranquenho, dirigidos a audiências de diferentes faixas etárias.


Os quatro blocos serão emitidos ao longo do dia 5 de maio, nas frequências de rádios locais do Alentejo e serão também divulgados nas respetivas redes sociais, em podcast.

Rádio Campanário (Vila Viçosa) - 90.6 FM - Facebook

Rádio Castrense (Castro Verde) - 93.0 FM - Facebook

Rádio Despertar (Estremoz) - 94.5 FM - Facebook

Rádio Diana FM (Évora) - 94.1 FM - Facebook

Rádio Elvas (Elvas) - 91.5 FM 104.3 - Facebook

Rádio Clube de Grândola (Grândola) - 91.3 FM - Facebook

Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) - 103.2 MHz - Facebook

Rádio Sines (Sines) - 95.9 FM - Facebook

Rádio Vidigueira (Vidigueira) - 90 FM - Facebook

Rádio Voz da Planície (Beja) - 104.5 FM - Facebook

 

Para saber mais sobre este projeto acede a:

http://www.cultura-alentejo.pt/destaques,0,5985.aspx




O que é o Dia da Língua Portuguesa ?

O dia 5 de maio foi instituído em 2009 pela CPLP como dia da Língua Portuguesa e da Cultura. Em 17 de outubro de 2019 o Conselho Executivo da UNESCO aprovou, por unanimidade, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Internacional da Língua Portuguesa, facto que se assinala este ano pela segunda vez.

Unindo cerca de 260 milhões de falantes em quatro continentes, prevê-se que esta seja uma língua cada vez mais global e que no final deste século sejam 500 milhões a falá-la, o que lhe confere uma dimensão mundial justamente celebrada.




Sugestões de Leitura: Dia da Mãe


 Amigos e Amigas, 

Aqui ficam sugestões de Histórias dedicadas à Mãe ...


"Coração de Mãe" de Isabel Minhós Martins




"Mamã Maravilha" de Elen Lescoat & Orianne Lallemand




"Eu e a minha Mamã" de Alison Ritchie e Alison Edgson






Divirtam-se


Boas Leituras...



29 abril 2021

Sugestão de Trabalho Manual: Dia da Mãe

  

Amigos e Amigas,

Está quase a chegar o Dia da Mãe

Dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra no primeiro domingo do mês de maio.

Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1.º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.

A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam surpresas para elas, de forma a mostrarem o quanto gostam de suas progenitoras e agradecer todo o empenho e dedicação delas.

Origem do Dia da Mãe

Grécia Antiga e Roma

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII - Inglaterra

Celebrava-se no 4.º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1904, quando Anna Jarvis perdeu a sua mãe ela ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.

Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-mae/


Aqui ficam sugestões de trabalhos manuais para realizarem em casa para oferecer à Mãe.


"Crachá para Melhor Mãe do Mundo"

Materiais: papel, cartolinas, cola, tesoura e canetas de colorir














"Flor Coração"

Materiais: papel, cartolinas, cola, tesoura e canetas de colorir








Assiste ao vídeo para ver o "passo a passo":




Divirtam-se em Família ...


28 abril 2021

Autores da Literatura Portuguesa: Alexandre Honrado

  Amigos e Amigas,

Vamos lembrar o autor Alexandre Honrado e o seu percurso dedicado à  Literatura Portuguesa.


 Alexandre Honrado nasceu em Lisboa, em 1 de Novembro de 1960.

Estreou-se nas letras escrevendo peças de teatro, mas o seu primeiro livro publicado foi Castelinhos no Ar, um pequeníssimo conto com preocupações ecológicas, extraído de uma colaboração feita com um programa de Rádio.

Ainda estudante de Liceu, começou a colaborar em jornais e revistas, depois em rádio e televisão, tornando-se jornalista.

Licenciado em História, foi também professor, tendo leccionado muitos anos no Ensino Superior.

Com mais de quatro dezenas de títulos publicados em Portugal e no estrangeiro (a partir de Espanha, onde é editado), Alexandre Honrado é hoje considerado um autor de referência entre os mais jovens. Embora a maior parte da sua escrita seja de ficção (também para adultos), é ainda autor de manuais escolares, filmes, programas de televisão (infantis, documentários, séries, etc.) e dezenas de letras para canções.Foi um dos que participou na preparação do famoso programa Rua Sésamo.

Várias vezes premiado, o autor gosta de destacar a atribuiç  Alexandre Honrado nasceu em Lisboa, em 1 de Novembro de 1960.

Estreou-se nas letras escrevendo peças de teatro, mas o seu primeiro livro publicado foi Castelinhos no Ar, um pequeníssimo conto com preocupações ecológicas, extraído de uma colaboração feita com um programa de Rádio.

Ainda estudante de Lice ão do Prémio de Literatura Infantil Comemorativo do 60º aniversário da Maternidade Alfredo da Costa ao seu livro História Dentro de uma Garrafa – por ter sido exactamente essa a maternidade onde nasceu.

FONTE: http://www.asa.pt/autores/autor.php?id_autor=503


Para descobrir Livros de Alexandre Honrado, disponíveis na Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira acede a:

http://biblioteca.cm-albufeira.pt/



Aqui fica uma história de Alexandre Honrado

«25 de Abrir

 O Abril de nos fez» 



Boas Leituras..



27 abril 2021

Vamos Descobrir: Fenómeno da Super Lua


Amigos e Amigas,

A primeira Super Lua de 2021 ocorrerá na terça-feira dia 27 abril 2021, quando a Lua se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.



Na terça-feira dia 27 às 04h32 (hora de Lisboa) a Lua estará em fase de Lua Cheia, atingirá o perigeu no mesmo dia às 16h22 (a 357377,973 quilómetros da Terra), e estando os 2 acontecimentos apenas desfasados entre si de 11h50. No dia 27 a Lua nasce às 21h06 no azimute 70º, contado de Sul para Este. 

Nessa altura, a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estando próxima do horizonte vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de ótica. 

No dia seguinte, dia 28, a Lua nasce às 22h25 e continuará a parecer maior do que o habitual.

Fonte: http://oal.ul.pt/o-ceu-noturno-de-abril-em-2021/


Como acontece a Superlua?



Primeiramente, a órbita da Lua em volta do planeta Terra é elíptica. Por isso, às vezes a Lua fica mais próxima ou mais distante. No entanto, quando a lua está cheia, e atinge o ponto mais próximo da Terra, tem o fenômeno Superlua.

Certamente, quando a distância está menor, a impressão é de que a Lua esteja maior no céu, ou seja, acaba também refletindo mais luz.

Geralmente, a Lua gasta aproximadamente 27 dias para completar a órbita na Terra. É aí que acontece o perigeu, sendo o ponto de mais proximidade à Terra, e o apogeu, o ponto mais distante.

De fato, a Superlua costuma ocorrer a cada 14 Luas Cheias. No entanto, a última vez que ela bateu o recorde de tamanho e brilho foi em 14 de novembro de 2016. Até então esse fenômeno tinha acontecido apenas em janeiro de 1948.

Estudos indicam que, provavelmente, esse super fenômeno acontecerá novamente apenas em 25 de novembro de 2034. Mas até lá, você pode ter certeza que muitas Superluas aparecerão para você curtir este momento.

Fonte: https://segredosdomundo.r7.com/superlua/




26 abril 2021

Curiosidades: As 10 bibliotecas mais bonitas do mundo

 Amigos e Amigas,

Vamos Conhecer 

As 10 bibliotecas mais bonitas do mundo. Uma delas está em Portugal


Biblioteca do Trinity College (Dublin – Irlanda)

Sabia que o Trinity College de Dublin possui a maior biblioteca de investigação da Irlanda? Há mais de quatro milhões de livros nesta famosa biblioteca que, desde 1801, recebe um exemplar de todas as obras publicadas na Grã-Bretanha e na Irlanda.

Além disso, não é um lugar reservado apenas para os estudantes e poderá visitá-la durante a sua viagem. Poderá ver a bela Long Room, a sala mais antiga da biblioteca do Trinity College, repleta de estantes de madeira que parecem não ter fim, bustos de mármore, pequenas escadas e uma harpa muito antiga que se tornou num emblema nacional. Lá, também encontrará o Livro de Kells, um manuscrito cristão meticulosamente decorado, cujas origens remontam ao século IX.


Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro – Brasil)

O Rio de Janeiro tem um dos melhores exemplos arquitetónicos do conhecido estilo neomanuelino. Este tipo de edifícios, construídos entre meados do século XIX e inícios do século XX, resgatava o estilo gótico-renascentista popular durante o reinado de Manuel I de Portugal. A decoração sobrecarregada do Real Gabinete Português de Leitura é um exemplo perfeito dessa estética. É fascinante.


Biblioteca do Mosteiro de Admont (Steiermark – Áustria)


Situada nos Alpes austríacos, a cerca de três horas de carro de Viena, fica o mosteiro de Admont, fundado em 1074. Este lugar tornou-se num dos principais centros culturais e espirituais da Idade Média, quando a abadia começou a reunir importantes livros para custodiá-los nos seus arquivos.


Biblioteca da Universidade de Salamanca (Salamanca – Espanha)



Conhecida oficialmente como a Biblioteca Geral Histórica de Salamanca, trata-se da biblioteca universitária mais antiga de Espanha. Foi fundada por Afonso X, O Sábio, e já esteve em diferentes edifícios da Universidade de Salamanca, além de ter passado por várias reformas. De facto, após um desmoronamento em 1665, a instituição permaneceu sem biblioteca durante quase um século. A Biblioteca Antiga, como a conhecemos hoje em dia, foi construída no século XVIII e as suas estantes de pinho e outros móveis antigos chamam bastante a atenção.


Biblioteca pública de Nova Iorque (Nova Iorque – Estados Unidos)


A biblioteca pública de Nova Iorque é frequentada habitualmente por estudantes e investigadores e, claro, também pelos turistas que visitam a Big Apple todos os anos. Uma época especialmente emocionante para conhecer este emblemático edifício é o Natal, pois no Bryant Park, que fica perto, instala-se uma pista de patinagem no gelo e um mercado que, com certeza, irão cativá-lo.


Biblioteca Palafoxiana (Puebla – México)


Além disso, a árvore que decora todos os anos a biblioteca é o lugar perfeito para tirar uma foto de lembrança.Uma das bibliotecas mais bonitas do México está na cidade de Puebla. A biblioteca Palafoxiana foi fundada pelo bispo espanhol Juan de Palafox e Mendoza em 1646, o que faz dela a biblioteca pública mais antiga da América. De facto, uma das condições que o religioso impôs para a sua abertura é que fosse um espaço aberto para todos e não apenas para eclesiásticos. O trabalho dos ebanistas, tanto nas estantes como no retábulo da virgem de Trapani, é realmente impressionante.

Biblioteca George Peabody (Baltimore – Estados Unidos)



Outra das bibliotecas mais bonitas do mundo está em Baltimore, a cidade mais povoada do estado de Maryland. O edifício foi construído no final do século XIX graças a George Peabody, conhecido como o pai da filantropia moderna. A sua impressionante sala de leitura destaca-se pelos andares repletos de colunas e varandas interiores de ferro forjado.


Biblioteca pública de Estugarda (Estugarda – Alemanha)



Quer conhecer mais bibliotecas bonitas espalhadas pelo mundo? A cidade alemã de Estugarda conta com um arquivo extremamente moderno, onde o minimalismo e os tons claros são os protagonistas. O edifício, inaugurado em 2011, foi desenhado pelo arquiteto coreano Eun Young Yi e conta com 11 andares divididos em 2000 metros quadrados de superfície. Muitos dos visitantes comparam este lugar com um cubo de Rubik gigante. Bastante original.


Biblioteca Nacional da Áustria (Viena – Áustria)



Construída no século XVIII sob o mandato do imperador Carlos VI, a Biblioteca Nacional Austríaca é uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Se visitar Viena, não poderá deixar passar a oportunidade de conhecer esta joia do barroco. Na sua Sala Imperial, pode apreciar um ambiente idílico, com estátuas de mármore, frescos, estantes de castanheiro e mais de 200 000 livros impressos entre 1500 e 1850.


Biblioteca Joanina de Coimbra (Coimbra – Portugal)


Descrita como uma das bibliotecas “mais bonitas e ricamente decoradas”, este grande arquivo, construído entre 1717 e 1728 por ordem do rei João V, tornou-se num lugar imprescindível de Coimbra. A biblioteca destaca-se pela sua decoração rococó que faz com se assemelhe mais a uma capela que a um arquivo bibliográfico.

Tetos pintados, estantes com folha de ouro feitas de madeiras exóticas e exemplares valiosos de livros antigos compõem esta coleção. Um dado curioso: todas as noites, uma colónia de morcegos contribui para a manutenção da biblioteca eliminando os insetos que invadem o recinto.


FONTE:
https://lifestyle.sapo.pt/casa-e-lazer/viagens-e-turismo/artigos/as-10-bibliotecas-mais-bonitas-do-mundo-uma-delas-esta-em-portugal


23 abril 2021

Comemoração do Dia Mundial do Livro 2021 em Albufeira

No âmbito das comemorações do 

Dia Mundial do Livro 2021, o Município de Albufeira e a Biblioteca Municipal Lídia Jorge

aderiram à iniciativa #BOOKHUNTFNAC - uma ação promovida pela FNAC em todas as cidades do país nas quais possuem lojas.

A partir de hoje, poderás encontrar, em vários pontos da cidade, autocolantes com um  QR Code, que possibilitam o download GRATUITO de várias centenas de livros.

Não deixem de aproveitar esta oportunidade para LER !!




Feliz Dia Mundial do Livro!

Participa na maior Book Hunt de sempre!
Só tens de os encontrar…

Pista para um local em Albufeira...

Adivinham onde é?



Para descobrires tudo sobre esta iniciativa a nível nacional acede a:




A Biblioteca Municipal de Albufeira assinala o Dia Mundial do Livro 2021


Amigos e Amigas,

De forma a assinalar o Dia Mundial do Livro 2021, 

a Biblioteca Municipal Lídia Jorge irá promover um encontro virtual, de quatro autores algarvios, com uma paixão em comum: os livros e a escrita. 

Sob o mote "A importância do livro na comunidade", Josefa de Lima, Luísa Monteiro, Roberto Leandro e Sérgio Brito estarão à conversa, via ZOOM, no dia 23 de Abril, às 18h30. 

Assista e participe!



Vamos Lembrar: Dia Mundial do Livro

 Amigos e Amigas,

O Dia Mundial do Livro comemora-se a 23 de Abril.

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, data escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.

Origem da data

A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.


A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.


Em 2021, os ilustradores Susana Diniz e Pedro Semeano (dupla conhecida por Adamastor), Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2020, conceberam a imagem do cartaz promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Com ele, pretendem mostrar que, um ano após o início da pandemia, é o livro que continua a abrir-nos o espaço de isolamento físico, mas que também permite que o pensamento floresça e seja sempre cada vez mais livre.


Imprime o Marcador de Livros alusivo a esta comemoração:



Fontes:

http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/diamundialdolivro2021.aspx

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-livro/



22 abril 2021

Vamos Lembrar: Dia Mundial da Terra

 Amigos e Amigas,

No dia 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra.



Origem da data

A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.


Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.


A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.


Atividades

Todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.


É possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios, doar dinheiro, ou tomar simples atos como plantar uma árvore ou separar o lixo, por exemplo.


O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja. Este ato será uma espécie de semente para regar durante o resto do ano.


Impacto ambiental

Investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da Terra, nomeadamente:


Aumento da temperatura global da Terra;

Extinção de espécies animais;

Aumento do nível dos oceanos;

Escassez de água potável;

Maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.

Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-terra/



O tema do Dia da Terra 2021 é 

Restaurar Nossa Terra, Nossa Casa.


Descobre 51 ações e dicas para fazer a diferença, todos os dias do ano em:

https://www.earthday.org/earth-day-tips/

(site em inglês mas basta pedir para traduzir para português)



21 abril 2021

Sugestão de Trabalho Manual: Caricaturas Divertidas

Amigos e Amigas,

Aqui fica um desafio; e se tentassem fazer as caricaturas dos vossos familiares; recorrendo a materiais reciclados, como por exemplo caixas de ovos.


"Caricaturas Divertidas"

Materiais: caixas de ovos; papel, cartolinas, cola normal e cola quente (pede ajuda a um adulto), tesoura e canetas de colorir.







Assiste ao vídeo para ver o "passo a passo":





Divirtam-se em Família ...




20 abril 2021

CURIOSIDADES acerca do mundo dos LIVROS

 Amigos e Amigas,

Algumas CURIOSIDADES que provavelmente não sabem acerca do mundo dos LIVROS



Qual o livro mais caro do mundo? 


Por enquanto, o recorde vai para o Codex Hammer (“Códice de Leicester”, em português), um manuscrito do inventor italiano Leonardo da Vinci leiloado por nada menos que 30,8 milhões de dólares em 1994.... 


Considerado o homem mais rico do mundo, o dono da Microsoft abriu o bolso para adquirir esse “bloco de notas” de Da Vinci, um livrinho de 18 páginas duplas em que o gênio italiano relatou suas observações sobre geografia, astronomia e meteorologia. 

No pódio das obras que custam os olhos da cara, as medalhas de prata e de bronze também vão para outros dois manuscritos:The Gospels of Henry the Lion (em português, algo como “Os Evangelhos de Henrique, o Leão”), uma obra do século 12 arrematada por 14,6 milhões de dólares em 1983  e o livro de preces do século 16 The Rothschild Prayer Book, vendido por 13,4 milhões em 1999. “Os manuscritos são caros porque são únicos. 

Além do texto, alguns deles são ilustrados com  verdadeiras obras de arte”, diz o bibliófilo José Mindlin, dono de uma biblioteca particular de 30 mil volumes em São Paulo. 

Depois do trio de manuscritos, aparece a obra impressa mais valiosa,  Bíblia produzida pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da imprensa. “A Bíblia de Gutenberg foi o primeiro livro impresso com tipos móveis, em 1455. O último exemplar a ser vendido, há cerca de de dois anos, custou 12 milhões de dólares”, diz Mindlin. 

A obra histórica, porém, não consta das listas oficiais dos livros mais caros por não ter sido vendida nas badaladas casas de leilão inglesas.

 Mas isso nem de longe arranha a importância desse livro pioneiro. Impressa em dois volumes, num total de 1 282 páginas, a Bíblia de Gutenberg teve 180 exemplares produzidos. Desse total, apenas 48 resistem até hoje, guardados em bibliotecas e universidades pelo mundo. 



Quer pagar quanto?

Conheça as cinco obras mais valiosas já vendidas em casas de leilões


Livro – 1- Codex Hammer (Códice de Leicester)

Autor – Leonardo da Vinci

Data estimada – entre 1506 e 1510

Preço – 30,8 milhões dólares


Livro – 2- The Gospels of Henry the Lion

Autor – Henrique, o Leão

Data estimada – 1173 ou 1175

Preço – 14,6 milhões dólares


Livro – 3- The Rothschild Prayer Book

Autor – vários

Data estimada – por volta de 1505 

Preço – 13,4 milhões dólares


Livro – 4- The Birds of America

Autor – John James Audubon 

Data estimada – entre 1827 e 1838

Preço – 8,8 milhões dólares


Livro – 5- The Canterbury Tales (Contos de Cantuária) 

Autor – Geoffrey Chaucer

Data estimada – 1476 ou 1477

Preço – 7,5 milhões dólares



FONTE: https://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-o-livro-mais-caro-do-mundo




19 abril 2021

Vamos Conhecer: A primeira rádio para crianças em português

 Amigos e Amigas

Vamos Conhecer:

"A primeira rádio para crianças em português."



Uma rádio para crianças, pais e professores que pode ser ouvida 24h em www.radiomiudos.pt
 ou através da App gratuita.


O que é
A Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças que iniciou as emissões experimentais em Novembro de 2015. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/7 dias por semana.
O projeto foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na última edição do concurso FAZ-IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA 2015, um concurso de empreendedorismo social na diáspora e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.


A quem se destina
A todas as crianças, pais e educadores, portugueses, luso-descendentes ou falantes de português que vivem em Portugal, no estrangeiro e nos PALOP.


O que queremos
Dar às crianças portuguesas uma rádio à sua medida, com conteúdos, música, linguagem e informação adaptados às suas idades e onde possam ter voz.

Pôr os miúdos a brincar com a própria língua desafiando-os através da palavra e da audição e não tanto pela imagem.
Preencher uma lacuna no panorama da língua portuguesa, ser um ponto de encontro e uma ferramenta para que as crianças emigrantes, espalhadas pelo mundo, possam praticar a língua e ter contacto com a cultura mantendo a ligação a Portugal.
Combater o "desamparo da língua" com que muitos emigrantes se deparam quando passam a residir no estrangeiro.



Há muito para descobrir neste projeto super interessante:


Por exemplo,
Tens a rubrica QUEM CONTA UM CONTO




Um programa de Contos contados por Contadores!

Às terças, quintas e domingos às 8h e às 19h30, hora de Portugal Continental.

Ouve em: https://www.radiomiudos.pt/index.php?cont=59&page=1



Descobre muito mais em: https://www.radiomiudos.pt/

 


16 abril 2021

Sugestão de Trabalho Manual: Flores de Primavera

  Amigos e Amigas,

Primavera é a estação do ano, que traz muitas flores.. que tal decorar e encher a casa com lindas flores ...

Aqui ficam 2 sugestões de trabalhos manuais, para realizar no fim de semana.


"Narcisos"

Materiais: papel, cartolinas, cola, tesoura e canetas de colorir.



Assiste ao vídeo para ver o "passo a passo":



"Margaridas"

Materiais: feijões brancos, papel, cartolinas, cola, tesoura e canetas de colorir.




Assiste ao vídeo para ver o "passo a passo":



Divirtam-se em Família...


15 abril 2021

Vamos Descobrir: Motivos que explicam por que Ler é Importante

 Amigos e Amigas, 

Vamos descobrir

5 Motivos que explicam por que Ler é Importante



O hábito da leitura pode nos trazer diversos benefícios essenciais para nosso desenvolvimento. 
Aqui ficam 5 motivos que explicam por que ler é importante


1. Encontrar melhores empregos


Com um conhecimento mais amplo sobre diversos assuntos, terá mais hipóteses de ser bem-sucedido com as oportunidades de emprego que encontrar. Uma pessoa culta que mostra ter vontade de manter-se aprendendo constantemente tem mais hipóteses de se destacar entre os candidatos a uma vaga de emprego, conquistando os recrutadores.


2. Falar sobre diversos assuntos

Ao ler com frequência, passa a ampliar o seu conhecimento sobre diversos tipos de conteúdo, desde fatos reais até histórias de ficção. Com isso, expande a sua capacidade de compreensão e se torna capaz de trazer assuntos diferentes às conversas, o que provavelmente fará com que se sinta mais criativo.
 

3. Melhorar a memória

Quanto mais livros ler, maior será a sua compreensão. Ao entender a importância de um assunto e o motivo pelo qual ele é importante, se lembrará dele com mais clareza, fazendo com que sua memória seja aprimorada.


4. Aprimorar a capacidade de aprendizagem

Se costuma estar pouco atendo ao realizar as suas tarefas, passar a ler mais pode ajudar e o seu interesse por diferentes assuntos aumentará e se sentirá mais motivado a procurar por novas informações, aprimorando a sua aprendizagem.


5. Diminuir o stresse

Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo devido à falta de atenção é uma atitude stressante, principalmente porque essas atividades fragmentadas normalmente são concluídas de maneira incompleta e inadequada. Com a leitura aumentará o seu foco, deixará esse hábito de lado, fazendo com que se sinta mais relaxado por ter mais concentração, assim como acontece na meditação.

FONTE:  https://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2014/01/09/1073762/5-motivos-explicam-ler-e-importante.html