Amigos e Amigas,
Vamos Conhecer
As 10 bibliotecas mais bonitas do mundo. Uma delas está em Portugal
Biblioteca do Trinity College (Dublin – Irlanda)
Sabia que o Trinity College de Dublin possui a maior biblioteca de investigação da Irlanda? Há mais de quatro milhões de livros nesta famosa biblioteca que, desde 1801, recebe um exemplar de todas as obras publicadas na Grã-Bretanha e na Irlanda.
Além disso, não é um lugar reservado apenas para os estudantes e poderá visitá-la durante a sua viagem. Poderá ver a bela Long Room, a sala mais antiga da biblioteca do Trinity College, repleta de estantes de madeira que parecem não ter fim, bustos de mármore, pequenas escadas e uma harpa muito antiga que se tornou num emblema nacional. Lá, também encontrará o Livro de Kells, um manuscrito cristão meticulosamente decorado, cujas origens remontam ao século IX.
Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro – Brasil)
O Rio de Janeiro tem um dos melhores exemplos arquitetónicos do conhecido estilo neomanuelino. Este tipo de edifícios, construídos entre meados do século XIX e inícios do século XX, resgatava o estilo gótico-renascentista popular durante o reinado de Manuel I de Portugal. A decoração sobrecarregada do Real Gabinete Português de Leitura é um exemplo perfeito dessa estética. É fascinante.
Biblioteca do Mosteiro de Admont (Steiermark – Áustria)
Situada nos Alpes austríacos, a cerca de três horas de carro de Viena, fica o mosteiro de Admont, fundado em 1074. Este lugar tornou-se num dos principais centros culturais e espirituais da Idade Média, quando a abadia começou a reunir importantes livros para custodiá-los nos seus arquivos.
Biblioteca da Universidade de Salamanca (Salamanca – Espanha)
Conhecida oficialmente como a Biblioteca Geral Histórica de Salamanca, trata-se da biblioteca universitária mais antiga de Espanha. Foi fundada por Afonso X, O Sábio, e já esteve em diferentes edifícios da Universidade de Salamanca, além de ter passado por várias reformas. De facto, após um desmoronamento em 1665, a instituição permaneceu sem biblioteca durante quase um século. A Biblioteca Antiga, como a conhecemos hoje em dia, foi construída no século XVIII e as suas estantes de pinho e outros móveis antigos chamam bastante a atenção.
Biblioteca pública de Nova Iorque (Nova Iorque – Estados Unidos)
A biblioteca pública de Nova Iorque é frequentada habitualmente por estudantes e investigadores e, claro, também pelos turistas que visitam a Big Apple todos os anos. Uma época especialmente emocionante para conhecer este emblemático edifício é o Natal, pois no Bryant Park, que fica perto, instala-se uma pista de patinagem no gelo e um mercado que, com certeza, irão cativá-lo.
Biblioteca Palafoxiana (Puebla – México)