30 abril 2021

Projeto "Nossa Língua - Nosso Chão" - Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021


A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, com a 2.ª edição do projeto "Nossa Língua - Nosso Chão", em parceria com a Chão Nosso, crl e a Andante - Associação Artística, em colaboração com rádios locais do Alentejo e com o apoio da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.


"Nossa Língua, Nosso Chão" é um projeto criado especificamente para assinalar esta data, tendo por objetivo apoiar os esforços de valorização, promoção e difusão da nossa língua junto de diversos públicos, em colaboração com rádios locais do Alentejo e com o apoio da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.


Esta segunda edição tem o Tempo como eixo temático e conta com quatro segmentos sonoros constituídos por leituras de textos de vários autores portugueses - entre os quais Alice Vieira, Cristina Pombinho, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Maria da Conceição Ruivo, Vítor Encarnação - ,  música e depoimentos sobre as questões da Língua, das línguas, também o barranquenho, dirigidos a audiências de diferentes faixas etárias.


Os quatro blocos serão emitidos ao longo do dia 5 de maio, nas frequências de rádios locais do Alentejo e serão também divulgados nas respetivas redes sociais, em podcast.

Rádio Campanário (Vila Viçosa) - 90.6 FM - Facebook

Rádio Castrense (Castro Verde) - 93.0 FM - Facebook

Rádio Despertar (Estremoz) - 94.5 FM - Facebook

Rádio Diana FM (Évora) - 94.1 FM - Facebook

Rádio Elvas (Elvas) - 91.5 FM 104.3 - Facebook

Rádio Clube de Grândola (Grândola) - 91.3 FM - Facebook

Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) - 103.2 MHz - Facebook

Rádio Sines (Sines) - 95.9 FM - Facebook

Rádio Vidigueira (Vidigueira) - 90 FM - Facebook

Rádio Voz da Planície (Beja) - 104.5 FM - Facebook

 

Para saber mais sobre este projeto acede a:

http://www.cultura-alentejo.pt/destaques,0,5985.aspx




O que é o Dia da Língua Portuguesa ?

O dia 5 de maio foi instituído em 2009 pela CPLP como dia da Língua Portuguesa e da Cultura. Em 17 de outubro de 2019 o Conselho Executivo da UNESCO aprovou, por unanimidade, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Internacional da Língua Portuguesa, facto que se assinala este ano pela segunda vez.

Unindo cerca de 260 milhões de falantes em quatro continentes, prevê-se que esta seja uma língua cada vez mais global e que no final deste século sejam 500 milhões a falá-la, o que lhe confere uma dimensão mundial justamente celebrada.