08 abril 2021

CURIOSIDADES acerca do mundo dos LIVROS

 Amigos e Amigas,

CURIOSIDADES que provavelmente não sabem acerca do mundo dos LIVROS



95,7%

É a taxa de literacia em Portugal, segundo recentes dados da UNESCO. Que é o mesmo que dizer que cinco por cento da população ainda não sabe ler nem escrever.

(Literacia = capacidade de ler e de escrever; capacidade para perceber e interpretar o que é lido; capacidade de usar a leitura e a escrita como forma de adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente na sociedade.)


QUEM LÊ É MAIS INTELIGENTE DO QUE QUEM NÃO O FAZ

Pelo menos em termos de inteligência emocional é isso que nos prova o estudo dos psicólogos David Comer Kidd e Emanuele Castano, da New School for Social Research, em Nova Iorque. Segundo outro estudo, o cérebro não distingue entre ler sobre uma experiência e vivenciá-la na primeira pessoa. Em ambos os casos as mesmas zonas neurológicas são estimuladas. Devido a esta acumulação de experiências, torna-se mais fácil para os leitores de ficção literária lidar com as emoções dos outros e compreender os seus próprios sentimentos.


LIVROS MAIS LIDOS DE SEMPRE

A Bíblia Sagrada, O Pequeno Livro Vermelho e a saga Harry Potter são as três obras mais lidas do mundo inteiro.


LER RELAXA MAIS QUE OUVIR MÚSICA

Vamos mais longe até! Segundo um estudo da universidade de Sussex, ler relaxa mais do que passear, tomar um chá ou jogar videojogos.


NOS LIVROS DE SHERLOCK HOLMES

O protagonista nunca chega a dizer a célebre frase "Elementar, meu caro Watson!", pela qual é internacionalmente conhecido.


SE A WIKIPEDIA FOSSE UM LIVRO

Teria 1133500 páginas, o equivalente a 2267 volumes. Infelizmente, a edição tornar-se-ia desatualizada mal fosse impressa.


WILLIAM SHAKESPEARE

Apenas começou a escrever a poesia que nos deleita hoje porque, devido ao surto de praga que ocorreu na Europa, todos os teatros de Londres foram fechados entre 1592 a 1594.


PERSONAGENS QUE ADORAM LER

Lisa Simpson, Herminone Granger e Hazel Grace Lancaster são algumas das personagens dos livros que adoram ler. 


O CHEIRO DOS LIVROS

Agrada a tanta gente porque... o papel dos livros é feito com polpa de madeira e possui uma grande quantidade de substâncias orgânicas. Quando estas reagem à luz, ao calor e à humidade, libertam compostos orgânicos voláteis, que se traduzem num aroma a baunilha, amêndoa ou flores, evocando memórias positivas.


A BIBLIOTERAPIA

Desenvolvida com base numa investigação do psiquiatra Neil Frude, em 2003, concluiu que os livros têm potencial para se assumir como substitutos dos anti-depressivos. Esta conclusão vai a par e passo com uma das citações de Nilza Rezende que adoramos: "Talvez a missão da literatura seja a mesma da psicanálise: salvar-nos dos nossos monstros". 


LER PROLONGA A VIDA

É verdade: as pessoas que dedicam pelo menos 30 minutos do seu dia a ler livros vivem mais tempo em comparação com aquelas que não leem. O estudo foi produzido por 3 investigadores da Yale University School of Public Health.


APESAR DISSO

Em alguns países continua a ser mais barato comprar uma arma do que um livro.


FONTE: https://www.wook.pt/wookacontece/novidades/noticia/ver/20-curiosidades-que-ainda-nao-sabe-sobre-livros/?id=125382&langid=1





BOAS LEITURAS ...