01 outubro 2014

Vamos Lembrar: Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de Outubro.


Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. 
A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

No Dia Internacional do Idoso decorrem várias iniciativas para a população idosa, nomeadamente palestras, sessões de atividade física e workshops de artes manuais.

População idosa em Portugal

Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população ativa em 2050.

O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos. Estes cálculos são feitos com base na tendência de envelhecimento da população, resultante do aumento da esperança de vida e da diminuição dos níveis de fecundidade.

FONTE: http://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-idoso/


Em Albufeira
In:
http://www.cm-albufeira.pt/portal_autarquico/albufeira/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/ni230-2014.htm


" O Município de Albufeira associa-se às Comemorações do Dia Internacional do Idoso através da organização do “Albufeira Intergeracional Fashion”, um desfile de Moda, a decorrer no próximo dia 1 de outubro, a partir das 14h30, no Sangria Lounge Club, na Marina de Albufeira. O evento visa consciencializar a população sobre a necessidade de promover mudanças de atitude relativamente aos idosos.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Clube Avô de Albufeira, no âmbito do Grupo de Trabalho de Idosos, criado a partir da Rede Social, e da EAPN – European Anti Poverty Network, a Rede Europeia Anti Pobreza. O Grupo de Trabalho de Idosos é constituído pela Câmara Municipal de Albufeira, Fundação António Silva Leal, GNR – Destacamento de Albufeira, Nuclegarve, Conferências S. Vicente de Paulo, ACES Central – Centro de Saúde de Albufeira, Centro Regional de Faro da Segurança Social – pólo de Albufeira, Associação Humanitária Solidariedade de Albufeira (AHSA), Cruz Vermelha Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Centro Paroquial de Paderne e Banco do Tempo. "