24 outubro 2014

Vamos Lembrar: Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 24 de Outubro como Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento, em 1972, através da sua resolução A/RES/3038 (XXVII), na convicção de que, a melhoria da difusão da informação, levaria a uma maior consciência dos problemas do desenvolvimento, com resultados ao nível da promoção da cooperação internacional para o desenvolvimento.

Segundo as Nações Unidas as tecnologias de informação e a comunicação têm o potencial de fornecer novas soluções para os desafios do desenvolvimento, relevando a forma de como podem promover o crescimento económico, a competitividade, o acesso à informação e ao conhecimento, a erradicação da pobreza e a inclusão social.

O Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento quer chamar a atenção do público para os problemas do desenvolvimento bem como a necessidade de fortalecer a cooperação internacional no sentido de os resolver.



E o que é o Desenvolvimento Sustentável?

O desenvolvimento sustentável é aquele em que as necessidades das pessoas são satisfeitas, mas sem prejudicar as necessidades das gerações futuras. 

Para que um país se desenvolva de uma forma sustentada é preciso ter em atenção a sociedade, o ambiente, a economia e a cultura. Todos estes factores são coisas que contribuem para o desenvolvimento da civilização.

Em relação à sociedade, é necessário compreender as instituições sociais (como a família, por exemplo) e a sua importância na transformação e desenvolvimento de um país.

Quanto ao ambiente, devemos estar conscientes da fragilidade do nosso planeta e das consequências que pode ter o abuso dos humanos sobre a Natureza. As nossas decisões ambientais devem garantir que cuidamos do nosso planeta para que as próximas gerações também possam viver com qualidade na Terra.

O crescimento da economia é uma coisa positiva, mas se tivermos em atenção o impacto do crescimento económico no ambiente e na sociedade, nomeadamente os impactos do consumo.

Finalmente, a Cultura é também um aspecto importante do Desenvolvimento Sustentável: é necessário transmitir valores de respeito pela sociedade, pelo ambiente e pela economia. Deve existir, portanto, uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

FONTE:http://www.inr.pt/content/1/2793/de-outubro-dia-internacional-da-informacao-sobre-desenvolvimento