15 março 2021

Autores da Literatura Portuguesa: Alice Vieira

  Amigos e Amigas,

Vamos lembrar a autora Alice Vieira e o seu percurso dedicado à  Literatura Portuguesa.

Alice Vieira nasceu em Lisboa em 1943, é Poetisa e escritora de livros para a infância e juventude.

Desafiada pelos filhos, Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca escreveu "Rosa, minha irmã Rosa", primeiro livro para infância e juventude, incentivada pelo marido, o jornalista e escritor Mário Castrim, concorreu ao Prémio de Literatura Infantil «Ano Internacional da Criança» (1980). E ganhou o prémio, Alice Vieira prosseguiu a escrita de obras dedicadas aos mais jovens, começando em 1981 a procurar temas para alguns dos seus livros na História de Portugal. 

Alice Vieira recebeu em 1984, por "Este rei que eu escolhi", o Prémio de Literatura para Crianças / Melhor Texto do Biénio (1983-1984) da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Dez anos mais tarde foi candidata ao Prémio Hans Christian Andersen da IBBY (International Board on Books for Young People), tendo o seu livro "Os olhos de Ana Marta" sido escolhido para a lista de honra; foi de novo candidata ao mesmo prémio em 1998. 

Em 1996 foi-lhe atribuído, pelo conjunto da sua obra, o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Em 1992 e 1998 as traduções de "Rosa, minha irmã Rosa" e "Os olhos de Ana Marta", respetivamente, foram nomeadas para o «Deutscher Jungendliteraturpreis» (Prémio Alemão de Literatura para a Juventude).

 Em 2007 a autora recebeu o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, com o livro de poemas 'Dois Corpos Tombando na Água', em 2010 a Estrela de Prata do Prémio Peter Pan, da Suécia, pela edição sueca de 'Flor de Mel', e, em 2016, o Prémio da Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil, para o Melhor livro em língua portuguesa editado no Brasil.

Alice Vieira é uma das escritoras portuguesas mais traduzidas e divulgadas no estrangeiro: várias obras suas fazem parte da seleção de obras notáveis para crianças e jovens elaborada pela Biblioteca Juvenil Internacional de Munique.

 

Para descobrir Livros de Alice Vieira, disponíveis na  Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira acede a:


 Boas Leituras...


Aqui fica uma história de Alice Vieira

"Corre, corre cabacinha"