24 março 2021

Vamos Lembrar: Dia Nacional do Estudante

 Amigos e Amigas,.

O Dia Nacional do Estudante comemora-se anualmente no dia 24 de março.


Este dia foi promulgado pela Assembleia da República Portuguesa em 1987.


Além de um dia de comemoração, este é um dia de luta e de homenagem, já que a data é celebrada pelo movimento estudantil nacional, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal.


A data pretende ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos/as. O direito à educação é um direito basilar da nossa sociedade consagrado constitucionalmente e que requer o envolvimento de todos/as. A data lembra ainda que o estudante é um pilar da sociedade.

FONTE: https://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-do-estudante/


DICAS para estudar em CASA:


Estudar sempre no mesmo lugar da casa.


O primeiro passo para estabelecer corretamente os seus hábitos de estudos em casa é ter um local fixo para estudar. Isso irá te ajudar a reforçar o hábito de estudos, pois sempre que chegar ao seu local de estudos o seu cérebro já estará preparado para estudar.

Escolha um local de estudos ideal, faça desse lugar o seu santuário sagrado dos estudos 🙂 Esse deve ser um local só para estudar, portanto evite usá-lo para ir à internet e fazer outras coisas que não tenham haver com os estudos, usar esse local só para estudos ajudará a reforçar o hábito de estudar


Deixar todo o material organizado em casa.


Deixar sempre os materiais de estudos organizados. A organização evita perder tempo a procurar materiais ou mesmo a organizar o local para estudar. Além disso, alivia a sua mente do stress de nunca saber onde as coisas estão.

Tenha um local exclusivo para os seus livros, canetas e cadernos. Ao terminar a sua sessão de estudos devolva tudo aos seus lugares. 


Completar as metas de estudos diariamente


Nada pior do que ter um cronograma de estudos pronto, mas nunca conseguir completá-lo. Olhar para aquele cronograma todos os dias e sentir uma sensação de fracasso e desanimo; acaba com a sua motivação para estudar.

Quando completar as suas metas de estudos irá se sentir motivado a continuar a estudar cada vez mais. Portanto, separe um tempo para fazer um plano de estudos que seja condizente com a sua realidade e depois parta para a ação.


 Fazer pausas para descansar entre os estudos

Existem dois problemas grandes ao estudar em casa, ou é o excesso de descanso ou é a falta de descanso. Ambos são maus, pois prejudicam a aprendizagem. É preciso que haja equilíbrio para aprender com eficácia.

 Deve haver o hábito de fazer uma pausa de 10 minutos a cada 40 minutos de estudos.

O ideal é fazer pausas constantes para que o seu cérebro fixe melhor a informação, formando mais conexões neurais, que vão ajudar a memorizar melhor o que estás a estudar.


Ficar longe das distrações que há em casa


Um dos principais problemas de estudar em casa é que a casa foi feita para descansar Então ela está cheia de distrações, na sala tem televisão, consolas de jogos, etc. No quarto internet e televisão, na cozinha comida e ainda tem pessoas que nos distraem.

Ou seja. Um verdadeiro campo minado de distrações. E a única maneira de se manter longe é tendo o seu local de estudos sagrado. E acima de tudo fique longe de tudo que te distraia.


FONTE: https://estudareaprender.com/como-estudar-em-casa/