04 março 2021

Autores da Literatura Portuguesa: Luísa Ducla Soares

Amigos e Amigas,

Vamos lembrar a autora Luísa Ducla Soares e o seu percurso dedicado à  Literatura Portuguesa.



Nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939 e licenciou-se em Filologia Germânica. 

Estreou-se como escritora, com um livro de poemas Contrato em 1970.  

Em 1979 ingressou na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal. Aí organizou numerosas exposições, sendo atualmente assessora desta instituição e responsável pela Área de Informação Bibliográfica.

Dedicou-se preferencialmente à literatura destinada a crianças e jovens, sendo sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança.

Junto de escolas e bibliotecas desenvolve regularmente ações de incentivo à leitura. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemática relacionada com os jovens e a leitura e sobre literatura para os mais novos.

Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian em 1986 com o livro " Seis Histórias de Encantar" e foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996.

Em 2004 foi escolhida pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People ) como candidata ao Prémio Hans Christian Andersen .

Em 2009 a Sociedade Portuguesa de Autores distinguiu-a com a sua Medalha de Honra.

Em 2010 foi proposta pela DGLB como candidata de Portugal ao Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, em prosa bem como em poesia, publicou mais de uma centena de obras neste domínio.

Fonte:https://www.portoeditora.pt/autor/luisa-ducla-soares/222


Aqui fica uma história de Luísa Ducla Soares 

« Uma Vaca de Estimação »

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

Sinopse: Que bela companhia nos faz um bichinho de estimação! Mas… e se for uma vaca?

Foi justamente esse o animal que um velho professor levou para o seu apartamento atulhado de livros. Então começaram as suas aventuras e desventuras extravagantes e divertidas.

Cuidado, não se engasguem de tanto rir!