Amigos e Amigas,
Vamos lembrar a autora Luísa Ducla Soares e o seu percurso dedicado à Literatura Portuguesa.
Nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939 e licenciou-se em Filologia Germânica.
Estreou-se como escritora, com um livro de poemas Contrato em 1970.
Em 1979 ingressou na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal. Aí organizou numerosas exposições, sendo atualmente assessora desta instituição e responsável pela Área de Informação Bibliográfica.
Dedicou-se preferencialmente à literatura destinada a crianças e jovens, sendo sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança.
Junto de escolas e bibliotecas desenvolve regularmente ações de incentivo à leitura. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemática relacionada com os jovens e a leitura e sobre literatura para os mais novos.
Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian em 1986 com o livro " Seis Histórias de Encantar" e foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996.
Em 2004 foi escolhida pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People ) como candidata ao Prémio Hans Christian Andersen .
Em 2009 a Sociedade Portuguesa de Autores distinguiu-a com a sua Medalha de Honra.
Em 2010 foi proposta pela DGLB como candidata de Portugal ao Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.
Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, em prosa bem como em poesia, publicou mais de uma centena de obras neste domínio.
Fonte:https://www.portoeditora.pt/autor/luisa-ducla-soares/222
Aqui fica uma história de Luísa Ducla Soares
« Uma Vaca de Estimação »
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Sinopse: Que bela companhia nos faz um bichinho de estimação! Mas… e se for uma vaca?
Foi justamente esse o animal que um velho professor levou para o seu apartamento atulhado de livros. Então começaram as suas aventuras e desventuras extravagantes e divertidas.
Cuidado, não se engasguem de tanto rir!