Amigos e Amigas
Está a chegar mais um fim de semana,
Aqui fica mais uma sugestão de um trabalho manual divertido para realizar em família.
" Moldura para Fotos "
Materiais: cartolinas e folhas coloridas; cola normal, tesoura e canetas de colorir.
&
Muita Imaginação...
Assiste ao vídeo para ver o "passo a passo":
Amigos e Amigas,
Aqui fica mais uma Sugestão de Leitura; uma história da coleção "O Lobo"
"O Lobo que se achava o Maior"
de Orianne Lallemand e
Ilustração: Éléonore Thuillier
Para descobrir Livros da coleção "O Lobo" disponíveis na
Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira acede a:
https://biblioteca.cm-albufeira.pt/
Cuidados a Ter com o Sol no Verão
Com a chegada do calor e do verão surgem as férias e as idas à praia e a exposição ao sol.
Amigos e Amigas,
O Verão inicia-se a 21 de Junho, ou seja ocorre o Solstício de Verão.
O solstício de verão de 2021 ocorre a 21 de junho (segunda-feira) em Portugal, marcando oficialmente o início do verão.
No hemisfério norte, o dia do solstício do verão é o dia mais longo do ano.
O que é o Solstício de Verão?
O solstício de verão é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador.
Quando o solstício de verão acontece em junho em Portugal, começa o verão, que é a estação em que se recebe mais incidência de luz solar.
O solstício um fenómeno astronómico que acontece duas vezes por ano: uma vez em junho e outra em dezembro.
No hemisfério norte, em junho observa-se o solstício de verão, que coincide com o início do verão.
Em dezembro, observa-se o solstício de inverno, que coincide com o início do inverno.
Em virtude do movimento da Terra em torno do Sol, e também da inclinação do eixo de rotação da Terra, enquanto os dias são maiores no solstício de verão, no solstício de inverno as noites são mais longas do que os dias,
O termo "solstício" vem do Latim sendo composto pelas palavras sol e sistere (que não se mexe). Esse termo faz referência ao fato de que, visto da Terra, o Sol parece parado, mantendo uma posição fixa ao nascer e ao se pôr, o que acontece durante algum tempo.
Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/solsticio-de-verao/
Amigos e Amigas
Está a chegar mais um fim de semana,
Aqui fica mais uma sugestão de um trabalho manual divertido para realizar em família.
" Marcador de Livros com
Animais "
Para imprimir :
Boas Leituras ...
Mais curiosidades sobre o
Mundo dos Livros
O Livro
Surgido entre as primeiras civilizações sob a forma do papiro, seguido do pergaminho e, finalmente, do papel impresso, os livros deixaram de ser uma relíquia de luxo destinada aos religiosos ou aos nobres para tornarem-se objetos distribuidores de conhecimento, disponíveis para qualquer tipo de pessoa.
Os primeiros – os primeiros ancestrais dos livros foram os papiros, no antigo Egito. Considerada uma tarefa das mais nobres, a escrita em papiro era realizada apenas por escribas, profissionais altamente respeitados, responsáveis pela fabricação e leitura tanto de documentos religiosos quanto oficiais. De acordo com alguns pesquisadores, as peças de papiro mais antigas já encontradas datam de até 3 mil antes de Cristo.
Mais funcionais – no Egito e em outras civilizações o papiro passou a ser substituído pelo pergaminho, por volta do século X a.C. Com o uso deste tipo de material, os documentos passaram a ser mais facilmente organizados e manuseados. Ainda que não fossem necessariamente encadernados, por serem mais resistentes, os papiros foram importantes para a preservação de textos fundamentais, como a Bíblia Sagrada e alguns textos clássicos.
A encadernação – os primeiros livros encadernados surgiram ainda na Antiguidade. Conhecidas como codex (códice, em português), estas edições eram mais facilmente transportadas e manipuladas, mas ainda confeccionados em materiais como peles de animais e outras formas de papel artesanal. Entretanto, esses primeiros exemplares ainda eram exclusivos da igreja e da nobreza.
A invenção de Gutemberg – o processo de fabricação e impressão de livros sofre uma grande evolução em 1454, com a invenção da imprensa pelo alemão Johannes Gutenberg. Mesmo que essa máquina permitisse que a fabricação fosse mais simples e em maior escala, ela não a tornou mais democrática: a leitura, a escrita e o ato de possuir livros continuavam sendo atividades destinadas aos nobres, clérigos e burgueses mais letrados, que tinham a oportunidade de ir à universidade.
Os Mais lidos – de acordo com várias fontes (como os jornais The New York Times, The Guardian, além da International Booksellers Federation), o livro mais lido de todos os tempos é o clássico espanhol Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, que foi publicado em 1605. Em seguida vem a aventura francesa O Conde de Monte Cristo (de Alexandre Dumas), de 1844, e o romance O Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens, de 1859.
Amigos e Amigas,
Aqui fica mais uma Sugestão de Leitura; uma história da coleção "O Lobo"
"O lobo que queria ser um super-herói"
de Orianne Lallemand e
Ilustração: Éléonore Thuillier
Para descobrir Livros da coleção "O Lobo" disponíveis na
Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira acede a:
https://biblioteca.cm-albufeira.pt/
BOAS LEITURAS ...
Amigos e Amigas,
O Dia da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa comemora-se a 15 de junho e foi instituído em 2006 pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa ("The International Network for the Prevention of Elder Abuse").
Este dia foi estabelecido com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre uma questão social sensível. O envelhecimento da população nos países desenvolvidos, proporciona o aumento dos maus-tratos físicos e psicológicos e o seu esquecimento, tanto pelas famílias como pelos serviços de acolhimento.
Neste ano de 2021, o Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, será caraterizado por circunstâncias especiais.
Este é o segundo ano em que a data será lembrada durante a pandemia de Covid-19 que tem provocado óbitos em massa de idosos em do mundo.
A gravação e divulgação de vídeos com especialistas que, abordarão o tema dos maus-tratos à pessoa idosa, serão algumas das ações do movimento #StopIdismo, ao longo do dia de 15 de junho.
Os vídeos serão divulgados pelas redes sociais e
Site oficial do movimento: https://stopidadismo.pt/
O projeto, também, lançou um apelo para que, os cidadãos de todo o mundo produzam cartazes sobre o tema, tirem uma foto e publiquem nas redes sociais, com a hashtag #StopMausTratosPessoasIdosas.
O #StopIdadismo é composto por organizações de diversos países dos dois lados do Oceano Atlântico, o movimento foi lançado oficialmente no dia 30 de abril de 2021, como uma resposta da sociedade civil internacional a uma das maiores violências contemporâneas contra a pessoa idosa, o preconceito por idade, conhecido como Idadismo.
O que é idadismo ?
E por que é um tema importante?
O idadismo está presente na nossa maneira de pensar, sentir e atuar em relação com os demais e connosco em função da idade, sejamos ou não conscientes disso.
Está em todas as partes: nas nossas instituições, nas nossas relações, em nós mesmos. Cada cultura tem atitudes diferentes em relação à idade e ao envelhecimento, mas nenhuma está isenta de preconceitos em relação à idade.
Hoje sabemos que metade da população mundial é idadista contra as pessoas idosas. O preconceito em relação à idade prejudica-nos individual e coletivamente, uma vez que afeta a saúde e o bem-estar e custa biliões de dólares à sociedade.
Felizmente, pode ser combatido, mas é preciso agir coletivamente para aumentar a conscientização sobre o problema e encontrar soluções.
É esse o objetivo do movimento #stopidadismo.
É hora de dizer não ao idadismo!
Criaremos, entre todos, um mundo para todas as idades.
SÊ UM CIDADÃO RESPONSÁVEL E ATIVO ...
DESCOBRE MAIS ACERCA DESTE ASSUNTO EM:
Amigos e Amigas,
O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de junho.
Este dia tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
O tema da campanha deste ano de 2021 é a doação de sangue e acesso universal a transfusões de sangue seguro, como um componente para alcançar a cobertura universal de saúde.
Através do slogan: “Sangue seguro para todos” pretende-se aumentar a conscientização sobre a necessidade universal de sangue seguro na prestação de cuidados de saúde e os papéis cruciais que as doações voluntárias desempenham na consecução da meta de cobertura universal de saúde.
Uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas e leva em média apenas 30 minutos.
Quem pode doar sangue?
Para ser dador de sangue, terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis.
Os potenciais dadores deverão, sempre, dirigir-se ao local da inscrição devidamente identificados e cumprir os seguintes requisitos:
Não estar em jejum nem no período da digestão;
Não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
Será sempre efetuada em todas as dádivas uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.
Fonte: https://www.santamariasaude.pt/dia-mundial-do-dador-de-sangue/
ALBUFEIRA RECEBE O WORKSHOP ITINERANTE "CREATIVITY"
De 21 a 25 de junho, entre as 08h00 e as 20h00
Parque de estacionamento próximo ao Mcdonald`s.
O BPI e a Fundação “La Caixa” através do seu programa EduCaixa oferece à comunidade educativa recursos, atividades e programas educativos dirigidos a grupos escolares do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos, bem como a grupos familiares com a finalidade de promover o desenvolvimento das competências dos jovens.
Desde setembro de 2018 que a EduCaixa propõe uma nova forma de aprender relacionado com as disciplinas científico-tecnológicas e artísticas.
O Creactivity oferece um contexto inovador de aprendizagem que consiste em desenhar e desenvolver soluções originais para problemas simples, utilizando diversos recursos, materiais comuns, ferramentas de baixa e alta tecnologia, etc.
Dentro do espaço Creactivity os alunos irão aplicar o seu engenho, destreza e criatividade, colaborando uns com os outros para construir o seu próprio invento;
Creactivity apresenta-se dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o seu acesso como a sua participação durante a atividade. O veículo está equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos.
Sessões de 1h com intervalo de 15mnts. entre cada sessão, para desinfecção do espaço.
Para as inscrições das turmas, as escolas podem ligar para os seguintes contactos:
Telf: 30 880 26 99/ 93 414 6505.
Amigos e Amigas,
Aqui fica mais uma Sugestão de Leitura; uma história da coleção "O Lobo"
"O Lobo Que Descobriu o País dos Contos"
de Orianne Lallemand e
Ilustração: Éléonore Thuillier
Para descobrir Livros da coleção "O Lobo" disponíveis na
Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira acede a:
https://biblioteca.cm-albufeira.pt/
O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho.
A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.
Dezenas de países celebram a data, incluindo Portugal, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.
Informação
acerca da nossa cidade de Albufeira
NO ANO DE 2021
ALBUFEIRA VOLTA A LIDERAR O RANKING DAS PRAIAS COM MAIS BANDEIRAS AZUIS
O Município de Albufeira volta a ser distinguido pela qualidade ambiental das suas praias pelo quinto ano consecutivo, com um total de 26 galardões atribuídos.
Mais uma vez, Albufeira faz o pleno com a totalidade das suas praias (25) a receber a Bandeira Azul da Europa, a que se junta a bandeira a ser hasteada na Marina, posicionando o concelho no primeiro lugar a nível nacional.
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho.
É um evento anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.
A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.
O dia 5 de junho foi escolhido para festejar esta data já que marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
Aqui ficam desenhos alusivos ao tema do Ambiente
para imprimir e colorir:
Amigos e Amigas
Está a chegar mais um fim de semana,
Aqui fica mais uma sugestão de um trabalho manual divertido para realizar em família.
"Marcador de Livros "
Boas Leituras ...
Amigos e Amigas,
A Biblioteca Municipal Lídia Jorge de Albufeira irá realizar o Workshop "Através dos Livros" no dia 16 de junho, pelas 16 horas.
Público alvo: Maiores de 18 anos
“ATRAVÉS DOS LIVROS”
Ouse entrar numa viagem imaginária pela essência daquilo que somos quando o Mar é o horizonte comum.
Pelos livros, fotografias, músicas e memórias, venha criar um mural coletivo, performativo e inspirador.
Basta aparecer e levar um poema ou um excerto de um livro, fotografia ou música sobre o Mar.
Trata-se de um workshop e a apresentação final terá lugar a 16 de junho, entre as 16h00 e as 18h00, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge e aí, um pescador chega a terra e nem tudo o que traz na rede é peixe!
Entre lendas e excertos de algumas das mais importantes obras de escritores portugueses, a personagem do pescador levará todos os participantes numa verdadeira viagem através dos livros e, claro, através do nosso património: música, ditos populares, tradições, muitos objetos antigos saídos das mãos de quem trabalha no Mar.
Porém, haverá alguns invasores contemporâneos que prometem dar muita luta!
A iniciativa “Através dos livros” é desenvolvida pela equipa do ‘Mundo Património’, para o programa “Central Artes”, do qual faz parte o Município de Albufeira.
A participação é gratuita.
Inscreva-se até 11 de junho
Obtenha mais informações através do email leonor.guerreiro@cm-albufeira.pt
Cada participante é convidado a trazer para a sessão um ou mais dos seguintes elementos alusivos à temática do MAR: excertos de obras literárias, poemas, imagens, fotografias, memórias ou referências musicais
O Dia Mundial da Criança, é uma data comemorativa celebrada todos os anos, dedicada às crianças. O dia varia de país para país. Em Portugal, e outros países lusófonos, adotou se o dia 1 de Junho para celebrar este dia,
Origem do Dia Mundial da Criança
Foi durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, que decorreu em Genebra, em 1925, que foi proclamado o Dia Internacional da Criança. Foi após este evento, que vários países adotaram o dia 1 de Junho, como data para a comemoração deste dia.
Contudo, a ONU reconheceu o dia 20 de Novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser o dia que assinala a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959. Mas também, por marcar neste mesmo dia, em 1989, a Convenção dos Direitos da Criança.
A Declaração Universal dos Direitos das Crianças
A Declaração Universal dos Direitos das Crianças, é um documento que forma a base dos direitos das crianças. Como por exemplo, o direito à liberdade, a brincar e ao convívio social.
Estes direitos dividem-se em 10 pontos e devem ser promovidos e respeitados por todos, independentemente da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade ou origem social.
1.º A criança gozará dos direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão reconhecidos a todas as crianças sem discriminação alguma, independentemente de qualquer consideração de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou outra da criança, ou da sua família, da sua origem nacional ou social, fortuna, nascimento ou de qualquer outra situação.
2.º A criança gozará de uma proteção especial e beneficiará de oportunidades e serviços dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se física, intelectual, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança.
3.º A criança tem direito desde o nascimento a um nome e a uma nacionalidade.
4.º A criança deve beneficiar da segurança social. Tem direito a crescer e a desenvolver-se com boa saúde; para este fim, deverão proporcionar-se quer à criança quer à sua mãe cuidados especiais, designadamente, tratamento pré e pós-natal. A criança tem direito a uma adequada alimentação, habitação, recreio e cuidados médicos.
5.º A criança mental e fisicamente deficiente ou que sofra de alguma diminuição social, deve beneficiar de tratamento, da educação e dos cuidados especiais requeridos pela sua particular condição.
6.º A criança precisa de amor e compreensão para o pleno e harmonioso desenvolvimento da sua personalidade. Na medida do possível, deverá crescer com os cuidados e sob a responsabilidade dos seus pais e, em qualquer caso, num ambiente de afeto e segurança moral e material; salvo em circunstâncias excecionais, a criança de tenra idade não deve ser separada da sua mãe. A sociedade e as autoridades públicas têm o dever de cuidar especialmente das crianças sem família e das que careçam de meios de subsistência. Para a manutenção dos filhos de famílias numerosas é conveniente a atribuição de subsídios estatais ou outra assistência.
7.º A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade. O interesse superior da criança deve ser o princípio diretivo de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais. A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos.
8.º A criança deve, em todas as circunstâncias, ser das primeiras a beneficiar de proteção e socorro.
9.º A criança deve ser protegida contra todas as formas de abandono, crueldade e exploração, e não deverá ser objecto de qualquer tipo de tráfico. A criança não deverá ser admitida ao emprego antes de uma idade mínima adequada, e em caso algum será permitido que se dedique a uma ocupação ou emprego que possa prejudicar a sua saúde e impedir o seu desenvolvimento físico, mental e moral.
10.º A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universal, e com plena consciência de que deve devotar as suas energias e aptidões ao serviço dos seus semelhantes.
FONTE: https://maemequer.sapo.pt/desenvolvimento-infantil/crescer/comportamento/dia-mundial-da-crianca/