17 junho 2021

Curiosidades sobre o Mundo dos Livros

 Mais curiosidades sobre o 

Mundo dos Livros



O Livro

Surgido entre as primeiras civilizações sob a forma do papiro, seguido do pergaminho e, finalmente, do papel impresso, os livros deixaram de ser uma relíquia de luxo destinada aos religiosos ou aos nobres para tornarem-se objetos distribuidores de conhecimento, disponíveis para qualquer tipo de pessoa.


Os primeiros – os primeiros ancestrais dos livros foram os papiros, no antigo Egito. Considerada uma tarefa das mais nobres, a escrita em papiro era realizada apenas por escribas, profissionais altamente respeitados, responsáveis pela fabricação e leitura tanto de documentos religiosos quanto oficiais. De acordo com alguns pesquisadores, as peças de papiro mais antigas já encontradas datam de até 3 mil antes de Cristo.


Mais funcionais – no Egito e em outras civilizações o papiro passou a ser substituído pelo pergaminho, por volta do século X a.C. Com o uso deste tipo de material, os documentos passaram a ser mais facilmente organizados e manuseados. Ainda que não fossem necessariamente encadernados, por serem mais resistentes, os papiros foram importantes para a preservação de textos fundamentais, como a Bíblia Sagrada e alguns textos clássicos.


A encadernação – os primeiros livros encadernados surgiram ainda na Antiguidade. Conhecidas como codex (códice, em português), estas edições eram mais facilmente transportadas e manipuladas, mas ainda confeccionados em materiais como peles de animais e outras formas de papel artesanal. Entretanto, esses primeiros exemplares ainda eram exclusivos da igreja e da nobreza.


A invenção de Gutemberg – o processo de fabricação e impressão de livros sofre uma grande evolução em 1454, com a invenção da imprensa pelo alemão Johannes Gutenberg. Mesmo que essa máquina permitisse que a fabricação fosse mais simples e em maior escala, ela não a tornou mais democrática: a leitura, a escrita e o ato de possuir livros continuavam sendo atividades destinadas aos nobres, clérigos e burgueses mais letrados, que tinham a oportunidade de ir à universidade.


Os Mais lidos – de acordo com várias fontes (como os jornais The New York Times, The Guardian, além da International Booksellers Federation), o livro mais lido de todos os tempos é o clássico espanhol Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, que foi publicado em 1605. Em seguida vem a aventura francesa O Conde de Monte Cristo (de Alexandre Dumas), de 1844, e o romance O Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens, de 1859.