Amigos e Amigas,
O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de junho.
Este dia tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
O tema da campanha deste ano de 2021 é a doação de sangue e acesso universal a transfusões de sangue seguro, como um componente para alcançar a cobertura universal de saúde.
Através do slogan: “Sangue seguro para todos” pretende-se aumentar a conscientização sobre a necessidade universal de sangue seguro na prestação de cuidados de saúde e os papéis cruciais que as doações voluntárias desempenham na consecução da meta de cobertura universal de saúde.
Uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas e leva em média apenas 30 minutos.
Quem pode doar sangue?
Para ser dador de sangue, terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis.
Os potenciais dadores deverão, sempre, dirigir-se ao local da inscrição devidamente identificados e cumprir os seguintes requisitos:
Não estar em jejum nem no período da digestão;
Não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
Será sempre efetuada em todas as dádivas uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.
Fonte: https://www.santamariasaude.pt/dia-mundial-do-dador-de-sangue/