Amigos e Amigas,
O Dia da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa comemora-se a 15 de junho e foi instituído em 2006 pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa ("The International Network for the Prevention of Elder Abuse").
Este dia foi estabelecido com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre uma questão social sensível. O envelhecimento da população nos países desenvolvidos, proporciona o aumento dos maus-tratos físicos e psicológicos e o seu esquecimento, tanto pelas famílias como pelos serviços de acolhimento.
Neste ano de 2021, o Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, será caraterizado por circunstâncias especiais.
Este é o segundo ano em que a data será lembrada durante a pandemia de Covid-19 que tem provocado óbitos em massa de idosos em do mundo.
A gravação e divulgação de vídeos com especialistas que, abordarão o tema dos maus-tratos à pessoa idosa, serão algumas das ações do movimento #StopIdismo, ao longo do dia de 15 de junho.
Os vídeos serão divulgados pelas redes sociais e
Site oficial do movimento: https://stopidadismo.pt/
O projeto, também, lançou um apelo para que, os cidadãos de todo o mundo produzam cartazes sobre o tema, tirem uma foto e publiquem nas redes sociais, com a hashtag #StopMausTratosPessoasIdosas.
O #StopIdadismo é composto por organizações de diversos países dos dois lados do Oceano Atlântico, o movimento foi lançado oficialmente no dia 30 de abril de 2021, como uma resposta da sociedade civil internacional a uma das maiores violências contemporâneas contra a pessoa idosa, o preconceito por idade, conhecido como Idadismo.
O que é idadismo ?
E por que é um tema importante?
O idadismo está presente na nossa maneira de pensar, sentir e atuar em relação com os demais e connosco em função da idade, sejamos ou não conscientes disso.
Está em todas as partes: nas nossas instituições, nas nossas relações, em nós mesmos. Cada cultura tem atitudes diferentes em relação à idade e ao envelhecimento, mas nenhuma está isenta de preconceitos em relação à idade.
Hoje sabemos que metade da população mundial é idadista contra as pessoas idosas. O preconceito em relação à idade prejudica-nos individual e coletivamente, uma vez que afeta a saúde e o bem-estar e custa biliões de dólares à sociedade.
Felizmente, pode ser combatido, mas é preciso agir coletivamente para aumentar a conscientização sobre o problema e encontrar soluções.
É esse o objetivo do movimento #stopidadismo.
É hora de dizer não ao idadismo!
Criaremos, entre todos, um mundo para todas as idades.
SÊ UM CIDADÃO RESPONSÁVEL E ATIVO ...
DESCOBRE MAIS ACERCA DESTE ASSUNTO EM: