05 setembro 2012

Sugestão: Livro - "Sabes o que é??"


Amigos e Amigas,
Para as mentes curiosas e interessadas em descobrir e aprender coisas novas, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge, recomenda este livro, que podes encontrar no sector infanto-juvenil:

«SABES O QUE É? Mais de 200 perguntas e respostas»


Aqui ficam 3 termos, retirados do livro, ligados ao tema Saúde:
 
VÍRUS
Os Vírus são micro organismos que apenas podem reproduzir-se dentro de uma célula viva. O contágio ou transmissão destes micróbios pode dar-se de várias formas, e são muitas as enfermidades que provocam, como, por exemplo: a gripe, a varíola e a SIDA. No entanto, são também muitas as viroses que podem ser prevenidas por meio de vacinas.


ORTODONTIA
Existem malformações dentárias e dos maxilares que podem ser corrigidas por meio de técnicas especiais que constituem a ortodontia. Esta especialidade da medicina, depois de estudar as radiografias, recomenda o tipo de aparelho corrector que os pacientes, na sua maioria crianças, devem usar durante um período de tempo. Estes aparelhos possuem dispositivos extensíveis e actuam sobre o tecido ósseo corrigindo as malformações diagnosticadas.


CHECK-UP
Este é um termo inglês que significa verificar. E é disso que se trata, verificar o estado geral da saúde por meio de variados exames e análises. Os médicos de medicina preventiva recomendam que se faça um check-up anualmente, e são muitas as empresas que fazem os seus empregados consultar o médico para prevenir possíveis doenças.


Boas Leituras, Amigos e Amigas...