04 setembro 2012

Vamos Conhecer: J. K. ROWLING

Joanne Kathleen Rowling, conhecida como J. K. Rowling nasceu em Yate, South Gloucestershire, em Inglaterra no dia 31 de Julho de 1965.
Esta escritora britânica de ficção é a autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter.

J. K. Rowling  enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora, passando-se longos anos até que o seu livro Harry Potter e a Pedra Filosofal  chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little.


Desde então, J. K. Rowling escreveu mais seis livros, acerca de Harry Potter  que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.

Os seus livros, foram traduzidos para cerca de 64 línguas, venderam mais de 400 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Revista Forbes em Fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros.

Harry Potter

A série de aventuras fantásticas escrita por J. K. Rowling é constituída por sete livros e, grande parte da narrativa acontece na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort.
Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades.

Os títulos dos Livros:


  • Harry Potter e a Pedra Filosofal - 1997
  • Hary Potter e a Câmara dos Segredos - 1998 
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - 1999 
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo - 2000 
  • Harry Potter e a Ordem da Fénix - 2003  
  • Harry Potter e o Principe Misterioso - 2005  
  • Harry Potter e os Talismãs da Morte - 2007 


  • CURIOSIDADE sobre o nome J.K. Rowling:

    O nome da autora é apenas Joanne Rowling, sem nome do meio.  A abreviatura K é de Kathleen, nome de sua avó preferida Kathleen Rowling, e foi escolhida na ocasião do lançamento do primeiro livro da série no Reino Unido, Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando Christopher Little, agente literário da autora, e Bloomsbury, a sua editora, temendo que as crianças não lessem um livro escrito por uma mulher, pediram a Joanne que assinasse com as suas iniciais, não deixando transparecer que era uma mulher.
    Joanne pensou em J.Rowling, mas não atendia ao pedido de duas iniciais da editora e por fim acabou por homenagear a sua avó, criando uma assinatura que ficou muito famosa a partir de então.