Joanne Kathleen Rowling, conhecida como J. K. Rowling nasceu em Yate, South Gloucestershire, em Inglaterra no dia 31 de Julho de 1965.
Esta escritora britânica de ficção é a autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter.
J. K. Rowling enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora, passando-se longos anos até que o seu livro Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little.
Desde então, J. K. Rowling escreveu mais seis livros, acerca de Harry Potter que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.
Harry Potter
A série de aventuras fantásticas escrita por J. K. Rowling é constituída por sete livros e, grande parte da narrativa acontece na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort.
Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades.
Os títulos dos Livros:
Harry Potter e a Pedra Filosofal - 1997
Hary Potter e a Câmara dos Segredos - 1998
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - 1999
Harry Potter e o Cálice de Fogo - 2000
Harry Potter e a Ordem da Fénix - 2003
Harry Potter e o Principe Misterioso - 2005
Harry Potter e os Talismãs da Morte - 2007
CURIOSIDADE sobre o nome J.K. Rowling:
O nome da autora é apenas Joanne Rowling, sem nome do meio. A abreviatura K é de Kathleen, nome de sua avó preferida Kathleen Rowling, e foi escolhida na ocasião do lançamento do primeiro livro da série no Reino Unido, Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando Christopher Little, agente literário da autora, e Bloomsbury, a sua editora, temendo que as crianças não lessem um livro escrito por uma mulher, pediram a Joanne que assinasse com as suas iniciais, não deixando transparecer que era uma mulher.
Joanne pensou em J.Rowling, mas não atendia ao pedido de duas iniciais da editora e por fim acabou por homenagear a sua avó, criando uma assinatura que ficou muito famosa a partir de então.