15 outubro 2012

Curiosodade: Livros suspensos na Suiça

Livros suspensos em Romainmôtier

Romainmôtier é uma pequena vila suíça que faz fronteira com França. É conhecida pela sua população modesta e  a sua pitoresca cidade, cuja arquitetura lembra o Império Romano. Como uma pequena aldeia Europeia saída de um filme, Romainmôtier detém uma feira do livro anual encantadora que tem lugar na igreja da cidade.


A feira anual de livros usados é um dos atrativos de um charmoso vilarejo. O evento, hospedado na antiga igreja da cidade, passou a se destacar ainda mais desde 2005, quando o artista local Jan Reymond passou a criar instalações com as obras que sobravam. 





Uma delas preenche um dos arcos da construção, que ainda guarda características do Império Romano, com livros que parecem suspensos no ar. Na verdade, eles estão presos por fios de naylon transparentes.

Outro exemplo dos trabalhos assinados por Reymond são as pilhas de publicações que imitam o formato de uma coluna de sustentação para as portas da igreja. Com o mesmo material, o artista também já simulou paredes inteiras, com direito a vitrais formados por livros e negativos de fotos descartados. A feira acontece sempre no mês de setembro.


As imagens foram divulgadas no Flickr do fotógrafo Tim Tom.