18 outubro 2012

Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore

Amigos e Amigas...


The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” (2011) - Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore, foi o vencedor do Oscar 2012 de Curta-Metragem de Animação, esta história  representa uma alegoria bem humorada sobre o poder curativo das histórias.

É uma história simples e apresentada sem falas, mas muito bem elaborada. Que há de agradar com certeza o público infantil. Mas também aos demais que amam os livros. Que adorariam ter e ver, uma Biblioteca Pública perto de casa.

Um jovem na varanda de um hotel, imerso na leitura de um livro, e no meio de muitos outros livros. Solitário? Talvez prefira a companhia dos livros. Talvez tenha um melhor diálogo com eles. Tranquilo, segue a leitura até ser apanhado de surpresa por um furacão.

Quando a tempestade passa, ele caminha entre os escombros. O hotel desapareceu, e com ele, o seu quarto. Os seus livros também se foram. Assim, sem as suas raízes que o prendiam a esse local, começa a caminhar sem um rumo certo.

Mas parecia que o destino já traçara uma rota para ele. Teria uma nova moradia, e na companhia de livros. Algo que ele gostava muito. Era uma Biblioteca. Mas não uma comum. Ela possuía livros especiais. Pareciam que tinham vida própria. Faltava a ela alguém que amasse muito os livros a ponto de dedicar-se com carinho a zelar por eles.

A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” (André Maurois)

Ele sentiu-se realmente em casa. E amou esse novo ofício: em ser um Bibliotecário. Como ajudante principal: o Humpty Dumpty em pessoa. Ops! Quero dizer: Humpty Dumpty em livro. Que amava tocar piano.

Assim, entre leituras e uma boa música, com pausas, para ajudar as pessoas a escolherem uma leitura que lhes agradassem mais, a vida seguiu tranquila. Do jeito que, Sr. Morris Lessmore mais gostava.



Assistam a esta magnífica história: