outubro 16, 2012

Dia Mundial da Alimentação - 16 Outubro



No dia 16 de Outubro de cada ano, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação para assinalar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945.

Na atualidade, este dia é celebrado por todo o mundo, em mais de 150 países.

O objectivo do Dia Mundial da Alimentação é consciencializar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação, ou seja, consciencializar a humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.

 


DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Faz um bom pequeno-almoço: Para ser completo, o pequeno-almoço deve incluir três grupos de alimentos: fruta, lacticínios e cereais.

Não deves ficar muito tempo sem comer: Lanches ligeiros a meio da manhã e da tarde, entre as refeições principais, permitem controlar melhor o apetite. Podes comer uma peça de fruta ou um iogurte.

Inicia a refeição com hortaliças e legumes: Crus ou salteados, as verduras e legumes devem estar sempre presentes nas refeições. Estes alimentos são excelentes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras; além de ajudar o intestino a funcionar melhor, diminuem a sensação de fome, principalmente se forem consumidas no início das refeições.

Bebe os líquidos certos: Água, chá, infusões e sumos naturais são as melhores opções para hidratar o organismo. Recomenda-se 1,5 a 2 litros por dia - o equivalente a 8 ou 10 copos. Parece muito? Lembra-te que a água é o principal componente do nosso organismo.

Abusa das frutas: Recomendam-se cerca de 3 a 5 porções de fruta por dia. Elas encaixam-se perfeitamente em todas as refeições: ao pequeno-almoço, lanches entre as refeições ou como sobremesa.

Reduz: Alimentos muito doces, bebidas e refrigerantes pobres em vitaminas e ricos em açúcar. Os bolos de pastelaria devem ser evitados, para comer só em ocasiões especiais. Evita as refeições prontas e os alimentos com muita gordura e açucares (consulta a informação na embalagem).

Controla o consumo de sal: Reduz a quantidade de sal adicionado aos alimentos e evita alimentos muito salgados, pois eles aumentam a pressão sanguínea, aumentando o risco de desenvolver hipertensão. Para temperar e dar um toque especial aos pratos deves optar por ervas aromáticas e especiarias.

Evita os fritos: Em vez de fritos, opta por grelhados, assados ou cozinhados ao vapor. As frituras podem ser consumidas, mas poucas vezes, uma vez por semana, por exemplo.

Mastiga devagar: Mastigar bem os alimentos ajuda a controlar a fome e a      fazer uma boa digestão. Por isso, saboreia bem os alimentos.

 
 

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